O que é Drupal?

Posted by Adilia Pinto terça-feira, 9 de fevereiro de 2010, under | 0 comentários





"Drupal é um Sistema Gerenciador de Conteúdos (SGC), ou do inglês Content Management System (CMS). Desenvolvido e implementado na linguagem PHP, possui suporte ao banco de dados MySQL e faz parte da família de softwares livres com código aberto (SL/CA), portanto sua distribuição é gratuita e o download pode ser feito pelo site Drupal.org, que é o site oficial do Drupal.



Sua instalação é feita pelo próprio navegador, porém requer alguns privilégios como criação de banco de dados e mudança de permissão em diretórios para que funcione corretamente. O software é multi-plataforma, ou seja, funciona tanto em servidores web com Apache quanto IIS (Microsoft) e independe de sistema operacional, podendo funcionar no Windows, MAC ou Linux, por exemplo.



Comunidade



A comunidade de colaboradores é participativa e atuante. Auxilia sempre que possível através dos fóruns e grupos de discussão que podem ser encontrados no próprio site software. Além do suporte on-line, a comunidade também disponibiliza módulos com inúmeras funcionalidades prontas que podem ser integradas e implantadas ao seu sistema de forma ágilm sem precisar de habilidades técnicas para isso. Temas com templates de layout, atualizações e plugins também estão disponíveis para download e possuem uma grande variedade.

Diferenciais



Até agora, se você conhece algum CMS gratuito que não seja o Drupal, dirá que ele também faz as mesmas coisas. Isso é verdade. Mambo, Joomla, Xoops e Plone, por exemplo, também exercem seu papel e possuem versões gratuitas disponíveis na Internet. No entanto considero que o Drupal possui vantagens significativas que o fazem superior.



Os principais diferenciais na minha opinião são:



Modularização: a API para criação de módulos e os já existem são bem flexíveis e práticos, possibilitando a integração de funcionalidades sem interferência no núcleo do sistema.

Sistema de templates: o Drupal oferece uma melhor customização de gerenciamento de componentes que devem ser exibidos.

Poucos bugs: a utilização de sistemas gratuitos muitas vezes requer paciência com bugs e problemas, no Drupal isto raramente ocorre. A construção e arquitetura são bem projetadas e possuem pouquíssimos problemas.

URLs “amigáveis”: oferece suporte a URLs limpas, sem a passagem de parâmetros (?page_id=2) com maior facilidade e sem falhas de segurança. Isto ajuda muito aos motores de busca e faz parte das dicas e técnicas de SEO.

Categorização (taxonomy): a forma de categorização de conteúdos do Drupal, chamada de Taxonomy, é uma de suas principais vantagens, pois possibilita a utilização de keywords para categoriação de suas páginas e formatação de URLs, diferente de outros CMS que forçam uma estrutura, navegação e prejudicam a busca por informações.

Desvantagens



Como todo sistema, o Drupal também possui suas desvantagens em relação a outros CMS.



Editor HTML (WYSIWYG) padrão: para utilizar um editor HTML no Drupal é preciso instalá-lo. O sistema não contém um editor default, porém possui módulos para o TinyMCE e para FCKEditor, os dois editores com código aberto mais utilizados.

Curva de aprendizagem: a curva de aprendizagem para o Drupal é mais longa que em outros CMSs, requer mais tempo de estudo e analálise para um perfeito entendimento e aproveitamento de todas as suas funcionalidades. No entanto, o resultado é compensatório.

Instalação: A instalação não é tão simples e requer alguns conhecimentos técnicos para ser bem-sucedida.

Documentação e suporte em português: talvez esta seja a principal desvantagem da utilização do Drupal para os Brasileiros, no entanto se você não tem problemas com o inglês, não encontrará dificuldades em encontrar textos, posts e fóruns sobre Drupal."
 

One Response to "O que é Drupal?"